Ueslei Jardiel Rêgo Silva, Lana Bleicher
Há um relativo consenso na literatura especializada que as metamorfoses no mundo do trabalho associadas à reforma do Estado brasileiro levaram à transformação do trabalho docente da educação básica e superior no Brasil. Esta pesquisa objetiva caracterizar a evolução do perfil do docente da faculdade de Odontologia da UFBA no período de 2004 a 2012 de acordo com as variáveis sexo, regime de trabalho e titulação e condição (professor permanente ou substituto). O estudo utilizou dados secundários já disponibilizados através de colaboração estabelecida entre a administração universitária e o CRH/UFBA. Em relação ao regime de trabalho, observa-se uma mudança significativa, pois os professores dedicação exclusiva aumentaram de 37% em 2004 para 50% em 2012. Quanto a titulação percebe-se um aumento de docentes com doutorado de 23,4% para 56,4%, ressalva-se a diminuição de professores substitutos no quadro de 35,1% para 11,7%. Não houve mudanças significativas quanto à distribuição da variável sexo.
Trabalho apresentado no 34 CIOSP - janeiro de 2016
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