quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Encontro Internacional: Associação Internacional dos Trabalhadores: 150 anos depois




Na próxima semana, entre os dias 29 e 3 de novembro, ocorrerá em vários estados e universidades do país – UNICAMP, USP, UFRJ, UFRGS, UFF, UFMG, UFRN, UFRB e UFBA – um conjunto de seminários que são parte do Encontro Internacional: a Associação Internacional dos Trabalhadores 150 anos depois. Fundada em 28 de setembro de 1864, em Londres e tendo, entre seus fundadores, Marx e Engels, a AIT tornou-se o símbolo da luta dos trabalhadores e trabalhadoras e influenciou as ideias de milhões de pessoas em todo o planeta.

O objetivo central deste encontro é permitir uma discussão ampla e profunda, visando estimular o conhecimento e importância da AIT e de seu legado, bem como discutir a situação contemporânea do trabalho e dos trabalhadores.

Os protestos e as rebeliões que ocorreram recentemente em várias partes do mundo e as jornadas de junho no Brasil distinguiram-se pelo caráter amplo de suas demandas por igualdade social, impondo-nos uma reflexão acerca dos novos problemas e transformações que vêm ocorrendo no mundo atual, especialmente na classe trabalhadora. De sujeito social e político nas lutas políticas durante o século XX, a classe trabalhadora e suas entidades organizativas encontram profundas dificuldades hoje, a exemplo das limitações que os sindicatos vêm encontrando para representar e organizar a crescente massa de assalariados, como os imigrantes, @s trabalhador@s precarizad@s, @s trabalhador@s mais jovens que não conseguem se inserir no mercado de trabalho cada vez mais flexível, onde os empregos são inseguros e os direitos são destruídos em amplitude global, cujos efeitos é uma precarização social que se manifesta em toda parte. Um dos grandes desafios mais urgentes é repensar sobre as complexas relações sociais, políticas e de representação entre os setores tradicionais da classe trabalhadora e o jovem precariado que se desenvolve em escala global, na era da acumulação flexível e mundialização capitalista.

Os principais tópicos das conferências incluirão: a AIT na história; o legado da AIT; a realidade do trabalho de hoje; internacionalismo na era da “mundialização”; resistências à exploração e à opressão no espaço do trabalho; novos movimentos internacionais de protesto em suas decisivas dimensões de classe, gênero, etnia e geração; o diálogo entre as divisões da esquerda; o internacionalismo e a crítica de preconceitos nacionais; a luta de classes em nossos tempos; a crítica à destruição da natureza em escala mundial pela lógica destrutiva do capital; as alternativas de superação do capitalismo, na reflexão e na ação, o que é ou poder vir a ser o socialismo no século XXI, dentre tantos outros temas crucias do debate político e social contemporâneo.

Na Bahia, a UFRB, no dia 30 de outubro e a UFBa no dia 31 de outubro, organizaram sessões de discussão e atividades culturais – com o apoio de suas respectivas reitorias, além de programas de pós-graduação e grupos de pesquisa – que contarão com a participação de especialistas nacionais e internacionais, conforme programação abaixo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
Local: Auditório do Centro de Artes e Humanidades e Letras - CAHL/UFRB – Cachoeira/Bahia
30 de outubro 
Abertura (15:30 às 16:00) - Mesa com instituições apoiadoras. Reitoria da UFRB, Direção do CAHL/UFRB. Grupo Marxista da UFRB, PPGCS e APUR.
 Mesa (16:00 às 19:00) OS DESAFIOS DA AIT E DA EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA.
Adrian Sotelo Valência (UNAM), Brian Garvey (University of Strathclyde/Glasgow), Michel Ralle (Sorbonne - Paris IV/França), Bruno Durães (UFRB), Diogo Valença (UFRB)


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBa
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFBa
31 de outubro
 Abertura (8:30 às 9:00) - João Carlos Salles (Reitor da UFBa), Representantes das instituições apoiadoras: PPGCS, CRH, PPGH.
 Mesa (9:00 às 12:00) -A AIT: SUAS ORIGENS, SEUS DEBATES E DESAFIOS
Brian Garvey (University of Strathclyde/Glasgow), Jorge Almeida (UFBa),Valério Arcary (IFSP),
Jair Batista da Silva (UFBa)
Mesa (14:00 às 17:00) - AIT E OS NOVOS DESAFIOS: SINDICALISMO, GÊNERO E CLASSE
Ursula Huws (University of Hertfordshire/Inglaterra), Ricardo Antunes (UNICAMP), Graça Druck (UFBa), Lana Bleicher (UFBa)
Mesa (19:30 às 22:00) - AS LUTAS SOCIAIS GLOBAIS E SUAS TRANSVERSALIDADES NO SÉCULO XXI
Marcello Musto (York University /Canadá), Ricardo Antunes (UNICAMP), Graça Druck (UFBa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário